NPS: O que é e como funciona?

O que é NPS?
O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica utilizada para medir a satisfação e lealdade dos clientes em relação a uma empresa. Ele é baseado em uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para um amigo ou colega?”. Com base nas respostas, os clientes são classificados em três categorias: promotores, neutros e detratores.
Qual a importância do NPS para a empresa?
O NPS é essencial para a empresa, pois funciona como uma ferramenta estratégica que permite identificar problemas específicos, aprimorar processos internos e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes. Ao medir a lealdade dos clientes e obter feedback detalhado, a empresa pode tomar decisões informadas e implementar melhorias contínuas, garantindo um relacionamento mais forte e duradouro com seu público.
Como é feita a avaliação do NPS?
03 dias após a compra: A Augustin entra em contato com o cliente via whatsapp ou e-mail, enviando um link para uma pesquisa de satisfação.
21 dias após a compra: A concessionária faz um novo contato para avaliar o suporte de serviços e peças.
03 meses após a compra: A Augustin entra em contato novamente para garantir que tudo está ocorrendo bem com o produto e o atendimento.
31 dias após a compra: A fábrica também participa do processo de avaliação, entrando em contato com o cliente após 31 dias por e-mail, whatsapp e ligação para avaliação da experiência de compra. E após 12 meses entra novamente em contato para conhecimento dos serviços prestados.
IMPORTANTE:
O retorno desses contatos e as respostas das pesquisas de satisfação são cruciais para que a empresa possa identificar problemas específicos, aprimorar processos internos e melhorar a experiência do cliente de forma contínua. Para que a Augustin obtenha uma boa pontuação nas pesquisas NPS, as avaliações dos clientes devem ser 9 ou 10. Qualquer pontuação inferior a isso é considerada insatisfatória, destacando áreas que precisam de melhorias.